quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ásterix em português há 50 anos



O mais conhecido gaulês do mundo da Banda Desenhada, da animação e do cinema cumpre hoje 50 anos desde que começou a ser publicado em Portugal, na revista Foguetão, apenas dois anos depois da sua criação.

Mais detalhes, na edição online da SIC:


Astérix, o irredutível guerreiro gaulês, apareceu pela primeira vez em Portugal nas páginas da revista Foguetão a dia 04 de maio de 1961, cumprem-se hoje 50 anos, "por tutatis!". Portugal foi o primeiro país não francófono a publicar as aventuras do pequeno gaulês e do seu amigo Obélix na defesa da irredutível aldeia contra as tropas romanas de Júlio César com a ajuda de uma poção secreta. (...)
Além de Astérix e Obelix, entre as personagens que povoam o imaginário criado por Uderzo e Goscinny contam-se ainda o druída Panoramix, o bardo Cacofonix ou o pequeno cão Ideiafix. Além da Foguetão, as histórias foram ainda publicadas nas páginas do Cavaleiro Andante, do Zorro e do Tintin. A primeira história de Astérix foi publicada depois em álbum em Portugal em 1967: "Astérix, o Gaulês". A parceria entre Goschinny e Uderzo durou até 1977, quando morreu o argumentista. (...)
Em Portugal, a editora ASA tem sido nos últimos anos a responsável pela publicação das histórias de Astérix, tendo procedido à reimpressão de 22 álbuns e a edição de novos títulos.

Fonte do grupo editorial Leya disse à agência Lusa que, para assinalar os 50 anos da publicação, serão editados livros sobre as principais personagens.





Este álbum foi o único de Astérix na minha colecção pessoal.


2 comentários:

  1. Viva Participem no Super concurso My Best Toys

    http://btoys.blogspot.com/2011/05/super-concurso-my-best-toys-4.html

    Abraço

    NM

    ResponderEliminar
  2. Viva Nuno! Já lá pus o meu voto :-)
    Ficou com o nome David M. mas está lá o meu mail do cine31 ;-)

    ResponderEliminar

Comente, deixe as suas sugestões ou perguntas aqui embaixo: