terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A Colecção do Paulo Fajardo


Paulo Fajardo - um nome que podem reconhecer do seu trabalho como reporter de imagem da SIC, como membro da dupla do videocast "VHS - Vilões, Heróis e Sarrabulho"", ou dos seus trabalhos como realizador e produtor - reencontrou há cerca de 2 anos a sua colecção de infância e partilha-a hoje connosco.

"A redescoberta de todos estes brinquedos, deveu-se inteiramente à curiosidade e persistência do meu filho, que tem apenas 4 anos.
Estávamos a fazer arrumações no sótão e o Leo ofereceu-se logo para ajudar. Tira caixote, põe caixote e em plena exploração, o Leo descobre um baú velho onde guardei grande parte dos meus brinquedos de infância. Entre os anos 80 e 90, quase todos, são brindes de bolos da Panrico/Dancake, ovos Kinder e batatas fritas... lembro-me de em garoto chatear exaustivamente a minha mãe quando ia à loja, para me comprar qualquer um destes produtos, não pelo sabor ou valor nutritivo que tinham, mas pelo fantástico brinde que vinha lá dentro! A minha vida passou a ter um objetivo, colecionar aqueles bonecos todos! O mais chato era quando saía uma figura repetida, mas até para isso havia solução, porque facilmente encontrávamos outros miúdos no recreio com quem fazíamos a troca. 
Sinto uma grande nostalgia ao rever todas estas figuras, que me acompanharam ao longo da minha infância, e sinto um enorme orgulho por poder passar esse "testemunho" ao meu filho. Hoje, no dia em que os descobriu, adormeceu agarrado à colecção de dinossauros da Matutano! Espero que ele os trate tão bem ou tão mal quanto eu."


Começamos pelas fantásticas Caveiras Luminosas das batatas-fritas da Matutano:

Não me recordo destas versões em  porta-chaves. Talvez seja uma personalização?

Os raros monocromáticos "Ewoks & Droids" com figuras de duas séries animadas do universo Star Wars, vinham nos bolinhos de chocolate rectangulares da Panrico.

Regressamos aos brindes das batatas fritas com estes magnificos monocromáticos de borracha, os Dinossauros da Matutano:
Dos dinossauros da Matutano ainda tenho uns quantos, que tenho que juntar e fotografar em detalhe para o blog.

E na ausência de Transformers originais, faziamos a brincadeira com os coloridos robots transformáveis piratas. Muita alegria me deram os meus Transformers knock-off. Tive os dois maiores desta foto do Paulo Fajardo. Ainda tenho na minha posse o robot amarelo e laranja - que se transforma num automóvel, e consegui há uns anos adquirir novamente o maior, completo e em caixa:  o "X Plan Strategic". Se prestarem atenção, essa figura é constituida por dois veículos, um carro futurista ("W-Jetcar Z") que forma as pernas e uma nave ("W-Jetcar V") que forma os braços e cabeça.

Voltamos aos monocromáticos:
Acima, as naves dos monocromáticos "Starship Troopers", baseados na versão animada japonesa dos anos 80 e não no filme live action de 1997. Ambos adaptam a novela "Starship Troopers" de 1959, por Robert A. Heinlein. Na foto seguinte, as armaduras envergadas pelos soldados do anime:

Outra espectacular colecção de monocromáticos, do êxito de desenhos animados "Thundercats", os "Supergatos" em Portugal.

E claro, o famoso "Cat's Lair", a base dos heróicos Thundercats:
Um conjunto de Estrumpfes em plástico:

Talvez a colecção de monocromáticos mais adorada das que saíram nos bolos Panrico: "He-Man e os Masters do Universo". Olhem esta beleza:

Em mais detalhe:


Incrível o detalhe dos heróis e vilões de Eternia numas figuras tão  minúsculas!

De outro planeta, de regresso á Terra, para a aldeia de irredutíveis gauleses, Asterix e companhia:


Um par de preciosidades, os páraquedistas:
Quantos destes bravos soldados de plástico colorido pereceram em acção, emaranhados nos ramos traiçoeiros de uma árvore?

Deste conjunto, creio que distingo algumas personagens Hanna-Barbera.


E para terminar, um "He-Man" genérico de uma daquelas inúmeras colecções que tentaram capitalizar o sucesso dos Masters do Universo. Á primeira vista diria que o Paulo juntou a cabeça do Magnon dos Galaxy Warriors no corpo de outra figura.

O meu grande obrigado ao Paulo Fajardo pelas belas fotos, que despertaram muitas emoções em mim, e aposto que também nos nossos leitores, e também pelo seu relato de como estas pequenas memórias da infância dele - e da nossa - ganharam nova vida nas mãos da nova geração!


Nas edições anteriores vimos a colecção do Smogs ["A Colecção do Smogs"], do Carmonix ["A Colecção do Carmonix"] do Milton Mendes ["A Colecção do Milton Mendes"]Bruno Duarte ["A Colecção do Bruno Duarte"] e do Armindo Ferreira [ "A Colecção do Armindo Ferreira"]


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, deixe as suas sugestões ou perguntas aqui embaixo: