terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os 75 anos do Mosquito



Há alguns dias, a  revista de banda desenhada lendária "O Mosquito" comemorou 75 anos desde a saída do primeiro número, em 14 de Janeiro de 1936.
Segundo a Wikipedia: "O Mosquito surgiu para concorrer com outras revistas do mesmo género (histórias aos quadradinhos, como se dizia nesse tempo) existentes na altura, a Tic-Tac, O Senhor Doutor, a Revista do Mickey e O Papagaio. Estava-se numa época em que esse género de publicações constituía uma das formas mais populares de entretenimento da juventude."




A edição online do jornal Público também assinala a efeméride, oferecendo um extenso artigo, do qual destaco algumas frases:


Chegou a vender 80 mil exemplares semanais no auge da sua existência e é uma referência única na história da BD em Portugal. (...)
As razões deste curioso sucesso editorial, num pequeno país atrasado e com elevada taxa de analfabetismo, e numa época de grande asfixia política e cultural, continuam por explicar totalmente.(...)
até 1941, a revista publicou “comics” ingleses com textos didascálicos (por baixo das imagens) e séries espanholas de humor (...). António Cardoso Lopes assinava as diatribes de Zé Pacóvio e Grilinho. Em 1942, no auge da guerra, “O Mosquito” reduz o formato para metade devido à falta de papel(...) As novelas de José Padinha, Raúl Correia, Lúcio Cardador e Orlando Marques surgem ao lado das bandas desenhadas inglesas e espanholas. (...)
O português Vítor Péon revela-se igualmente nesta fase que vai até 1948, considerado por Dias de Deus o período áureo de “O Mosquito”. Em 1946 a revista regressa ao formato inicial(...) Em 1948 dá-se a separação entre Raúl Correia e Cardoso Lopes.(...)
As duas últimas fases da publicação caracterizaram-se pelo aparecimento de dois fortes concorrentes, “O Mundo de Aventuras” e “O Cavaleiro Andante”. Apesar das dificuldades financeiras, ainda ali são apresentadas séries inglesas de qualidade como Garth (de Steve Dowling) e Buck Ryan (de Jack Monk), Terry e os Piratas (George Wunder), e autores franceses da craveira de Gigi, Marijac, Paul Gillon e outros. Mas os tempos já não são os mesmos.
A revista saiu pela última vez em 24 de Fevereiro de 1953. Era “O Mosquito” nº 1412."

Veja a noticia completa:

3 comentários:

Comente, deixe as suas sugestões ou perguntas aqui embaixo: