sexta-feira, 6 de agosto de 2010

LIVRO - THE LAND OF TERROR (1933) UMA AVENTURA DE DOC SAVAGE



(...) deixo aqui a minha sugestão de leitura, uma pulp fiction da década de trinta do século XX. Foi o último livro que li e aconselho vivamente que procurem na internet, porque desconheço quaisquer edições em português das aventuras do Homem de Bronze. Se estiver enganado, por favor corrijam-me!







THE LAND OF TERROR (1933)
Autor: Lester Dent.

Mais uma aventura fantástica de Doc Savage, o Homem de Bronze, escrita por Lester Dent sob o pseudónimo da editora:Kenneth Robeson. Um dos maiores heróis da literatura pulp norte-americana do inicio do seculo XX, Doc Savage era um super-homem, em termos físicos e mentais, um homem treinado desde a mais tenra juventude para aproveitar ao máximo as potencialidades do seu corpo e mente para combater o crime e os criminosos onde quer que se escondam.
Nas suas aventuras pelo globo era acompanhado por cinco infatigáveis amigos e companheiros de armas na luta contra o mal: Ham (um génio legal, um dos melhores advogados que foram formados em Harvard), Monk (um dos maiores químicos do mundo), Renny (notável engenheiro e construtor de grandes estruturas), Johnny (brilhante arqueólogo e geólogo) e Long Tom (um mago da electricidade). Todos génios nas suas respectivas áreas, apenas ultrapassados pelo próprio líder do grupo de benfeitores da humanidade: Doc Savage, o aventureiro supremo.

Nesta aventura, a segunda (a oitava que eu li) da série de 181 novelas que foram publicadas originalmente entre 1933 e 1949, Doc Savage e os seus homens têm que descobrir o segredo de uma misteriosa substância, o Fumo da Eternidade, que consegue desintegrar qualquer material com que entra em contacto. Essa terrível matéria é controlado pelo misterioso Kar, o líder de um gang que vezes sem conta atenta contra a vida de Doc e dos seus companheiros. A perseguição vai levá-los á Ilha do Trovão, onde os heróis descobrem no interior de um vulcão um habitat de animais há muito julgados extintos, desde castores pré-históricos a tiranossauros! Conseguirão os heróis estragar os planos de Kar e descobrir o segredo do Fumo da Eternidade?
Uma leitura leve e divertida, deliciosamente datada(imensas referências a factos científicos já ultrapassados, estereotipação de certas etnias e nacionalidades, enfim uma mentalidade típica da altura em que a aventura foi escrita, tudo preto no branco, sem ambiguidades, mas com algumas ideias actualmente politicamente incorrectas, como a operação ao cérebro realizadas a alguns dos criminosos capturados por Doc), em ambiente de aventura e mistério.


NOTA: Texto originalmente publicado em Abril de 2008, no CINE31.

Algumas imagens do pioneiro do género, aquele que já foi o herói mais famoso e que inspirou muitos mais: Doc Savage:






A versão mais recente de Doc Savage na DC Comics.



Elenco do filme Doc Savage

1 comentário:

  1. Em stock na Ghoul Gear:
    http://ghoulgear.wordpress.com/2010/08/07/em-stock-doc-savage/

    ResponderEliminar

Comente, deixe as suas sugestões ou perguntas aqui embaixo: