sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

RENDEZVOUS WITH RAMA


"In the year 2130, a strange object is discovered, hurtlin through space on what could be a collision course with Earth.
What is it?
Where did it come from?
And, most important, what does it want?
Those are the questions scientists on Earth have to anwser - and fast - if Mankindd is going to be ready for its first encounter with an alien intelligence!"

As frases anteriores estão inscritas na contracapa de "Rendevous With Rama", a galardoada obra de Arthur C. Clarke. Tendo terminado hoje a sua leitura só lamento ter levado tantos anos até me decidir a lê-la.
A história é enganadora mente simples: no século 22 é detectado a entrar no sistema solar um objecto alienígena. A nave tripulada Endeavour é enviada para explorar o enorme cilindro metálico de 54 km de comprimento e 20 km de diâmetro. Quando entram na misteriosa e gigantesca nave descobrem um mundo aparentemente morto que repentinamente volta à vida. A equipa de astronautas e inúmeras equipas de cientistas na terra vão trabalhar arduamente para descobrir o propósito das enormes construções, do mar congelado interior e de outras inúmeras surpresas e eventuais ameaças planeadas pelos desconhecidos que construíram a nave, apelidada de Rama.
Posso afirmar que é um dos melhores livros de ficção cientifica que já tive o prazer de ler, e olhem que há mais de duas décadas que devoro trabalhos de qualidade de autores como o próprio Clarke, Isaac Asimov, Carl Sagan, e mais recentemente Robert A. Heinlein e Philip K. Dick! Publicado originalmente em 1973, é um livro extremamente bem concebido, em progressão dramática, descritivo mas nunca aborrecido, imersivo e surpreendente até ao final. Clarke, através da heterogénea equipa de astronautas a bordo de Rama e dos cientistas na Terra, conseguiu abordar o tema da exploração de um artefacto extraterrestre não só do ponto de vista cientifico, mas também quais seriam as consequências sociais, religiosas e políticas. O comandante Bill Norton, que têm duas famílias (legais é claro, uma em Marte e outra na Terra), permite ainda um olhar sobre as diferenças subtis da sociedade do século XXII. No estilo tradicional de Clarke, todos os acontecimentos têm fundamentação cientifica* - nada de fantasia cientifica aqui, - esta é uma obra da  chamada ficção cientifica hardcore!
Um livro excelente para quem sonha com o desconhecido, com o espaço e os seus mistérios!


Capa da minha edição de 1984 da Del Rey Books, publicada pela Ballantine Books ISBN 0-345-31560-6


Enquanto o projecto para a adaptação ao cinema está novamente engavetado, descobri no site "Dementia"  uma curta metragem premiada, inspirada em Rendezvous com Rama, realizada e animada por Aaron Ross:





* Uma curiosidade: no livro Rama é descoberto pelo projecto Spaceguard, que detecta objectos celestes potencialmente perigosos para o planeta Terra. No mundo real vários projectos com o mesmo propósito foram baptizados de Spaceguard, e procuram encontrar asteróides perigosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, deixe as suas sugestões ou perguntas aqui embaixo: